Exposição Coletiva 26/05 a 30/06/2021
No Coletivo 284, 17 artistas homenageiam Frida Kahlo. Imperfeita, assim se chama a exposição em Lisboa, são retratos da artista mexicana, com curadoria de Clara Afonso e Adriana Scartaris.
O resultado da exposição coletiva, diz a organização, é “um casamento perfeito entre arte e tecnologia”, numa mostra com realidade aumentada criada pelo artista João Nunez.
"As duas faces de Frida Kahlo, de Alessa Baggio
É sobre um círculo dourado pintado com purpurina que Alessa Baggio representa o rosto de Frida Kahlo dividido em duas partes. Do lado esquerdo, ela surge reconhecível, mas em tons de cinza, indicando uma existência caracterizada pelo sofrimento físico e pelas dores de amor. Do direito, aparece a face de uma caveira, mas acompanhada das flores que colhia em seu jardim e usava como adorno na cabeça, uma de suas marcas registradas. Essa ambiguidade entre a vida e a morte acompanhou toda a trajetória da pintora. Desde o acidente em um bonde que deixou marcas físicas em seu corpo e psicológicas em sua alma, como apontam os pregos no trabalho, à construção de uma obra plástica reconhecida nacional e internacionalmente, boa parte dela baseada em suas experiências pessoais, Frida se autotransformou em um ícone da força feminina para enfrentar adversidades."
Oscar D'Ambrosio
Oscar é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO
Frida Kahlo como você nunca viu. Exposição sobre uma Mulher sem igual; um ícone de força e genialidade que tornou bela a sua "imperfeição".
Artistas participantes: Adriana Scartaris, Alessa Baggio, Angela Canabrava, Bernardo Medeiros, Carolina Piteira, Clara Afonso, Constância Grain, Cristina Ravagnani, Indiara Nicoletti, Ju Barros, João Nunez, Malvaccini, Gonçalo Mar, Marilene Zancchett, Utopia, Vinicius de Paula, Teresa Cortez.
Coletivo 284 Rua das Amoreiras 72 A - Lisboa
Comments