Alessa Baggio é formada em Artes Plásticas pela UEL - Universidade Estadual de Londrina/Paraná e Pós-Graduação em Discurso Fotográfico em 1998. Foi professora de artes visuais e produção fotográfica em universidades do norte do Paraná nos anos de 1998 à 2001.

 

De 2001 a 2003 trabalhou em Milão- Itália como designer e fotógrafa em uma das agências mais conceituadas de moda, o Studio Cucco. Fez sua primeira exposição coletiva em Abbiategrasso/Itália em 2002, apresentando seu trabalho de fotografia (auto-retrato com interferência de pintura sobre foto).

 

Quando retornou ao Brasil, seguiu sua carreira como fotógrafa de moda por 15 anos produzindo campanhas e editoriais. Durante todos esses anos, mesmo trabalhando com fotografia e design, manteve sua produção artística.

 

Em 2018 decidiu se dedicar exclusivamente a pintura. Toda sua estética, linguagem e estilo são percebidos em suas obras através da gestualidade, do movimento, da expressão, das cores e dos pensativos e misteriosos olhares de seus personagens, levando também sua forte influência da fotografia de moda. Seu método é fluído, com pinceladas soltas e expressivas na técnica de pintura acrílica sobre tela.

Representada pela Galerias:

Galeria Glen Arte - Barueri - SP

Instagram @glen.arte

www.glenarte.com.br

Galeria + Arte - Londrina - PR

Instagram @galeriamaisarte

Galeria Arte12b - Gramado - RS

Instagram @arte12b

Galeria 284Gallery - Lisboa

Instagram @284gallery @coletivo284

EXPOSIÇÕES

2022: A Arte de Viajar - Exposição Coletiva - 284Gallery - Casa Odisséria - São Paulo

2022: Maravilhas do México - Exposição Coletiva - Embaixada do México / Brasília

2022: Atemporal - Exposição Individual - Galeria Mais Arte - Londrina - Paraná

2022: Imperfeita 1.2 - Exposição Coletiva - 284 Gallery - Coletivo284 - Lisboa , Portugal

2022: Maravilhas do México - Exposição Coletiva - Galeria Fayga Ostrower/ Espaço Cultural Ibero-Americano de Brasília

2021: Dar com ao Sonho - Exposição Coletiva - 284 Gallery - Coletivo284 - Lisboa , Portugal

 

2021: Imperfeita 2.1 - Exposição Coletiva - Embaixada do México / Brasília

2021: Imperfeita 2.0 - Exposição Coletiva - Espaço Latão Arte - Al. Gabriel Monteiro da Silva - São Paulo, SP.

 

2021:  Imperfeita 1.0 - Exposição Coletiva. - 284 Gallery  - Coletivo284 - Lisboa - Portugal

 

2020: Exposição Individual - Galeria Hangar 43, Av. Maringá, 1750 - Londrina, Pr.

 

2020: Galeria Virtual - 284 Gallery, Lisboa, Portugal.

 

2020: Resistência da Arte - Exposição Coletiva. - 284 Galery Brasil/Brasil São Paulo, SP.

CRÍTICAS

Pílula visual: A transcendência do olhar.

 

"O que faz uma obra de arte transcender? Como se estabelece o elo entre quem realiza o trabalho, a obra em si mesma e quem observa? Essas são dúvidas existenciais centrais da história da arte, e as pinturas de Alessa Baggio nos introduzem em múltiplas e felizmente inconclusivas possibilidades de resposta. O lirismo de sua estética se baseia, em grande parte, na poética que estabelece nos olhares. As faces que surgem são questionadoras e a sua construção visual aponta para indagações sobre o que sentem as pessoas representadas e como se comportam. A comunicação com quem vê as suas criações é induzida pela maneira como a pintura lida com a intensa gestualidade e as misteriosas e pensativas expressões de suas personagens."

Oscar D’Ambrosio

Maio/2020: Oscar D´Ambrosio, um dos mais competentes e respeitados críticos de artes do Brasil.

Pílula Visual: Estados de espírito

 

“Faces” são aspectos de uma pessoa. Tecnicamente, pode-se pensar apenas em duas: a direita e a esquerda, mas a prática ensina que elas são muitas. A série com esse título de Alessa Baggio lida justamente com as possibilidades de interpretação dos aspectos do ser humano, mergulhando em seus aspectos emocionais. Por isso, existem desde aquelas imagens que apontam para mulheres mais extrovertidas, em tonalidades mais quentes, àquelas que temos visões mais intimistas, em tons mais rebaixados, em que as figuras surgem voltadas para si mesmas, mergulhadas em seu próprio mundo e em suas indagações existenciais. O desafio enfrentado pela artista é justamente trabalhar esses estados de espírito dentro de uma gama interpretativa que mantenha uma coerência estilística interna. Assim, Alessa Baggio consegue dar a diversidade de faces e fases de cada ser humano as características de sua poética visual na maneira como trabalha o espaço e a técnica da pintura."

Oscar D’Ambrosio

Novembro/ 2020: Oscar D´Ambrosio, um dos mais competentes e respeitados críticos de artes do Brasil.

 

LIVE PAINTING

  • YouTube ícone social